Capa noticia

Ano novo chinês

O ano novo chinês é uma celebração anual que festeja a passagem de ano, cuja data é variável por se basear no calendário lunar. Este ano é realizado a 12 de fevereiro.

Cada ano novo é representado por um animal específico, este ano é representado pelo boi. Tudo começa com a história de que Buda convidou seres vivos para celebrar o ano novo chinês, porém, apenas 12 animais apareceram para a festa. Sendo assim, como homenagem, ele conferiu um animal a cada signo do zodíaco chinês. São eles: rato, boi, tigre, dragão, serpente, cavalo, macaco, galo, cabra, porco e cão. Cada animal rege um ano lunar, diferente do ano solar ocidental. Por isso, o ano novo chinês não é comemorado no primeiro dia de janeiro, como acontece na maioria dos países.

De acordo com a astrologia chinesa, o animal do ano novo chinês de 2021 exerce uma influência nas nossas vidas e o boi simboliza a disciplina, a lealdade e superação. Ou seja, para atingir os seus objetivos, no ano que está para vir será preciso erguer as mangas e colocar as mãos na massa. As energias vinculadas na constituição do boi, simbolizam fatores de superação, trabalho e certo esforço no empenho das realizações do quotidiano, onde a dedicação é uma virtude que desempenhará um papel fundamental.

Esta grande festa dura 15 dias e é vivida intensamente na china, fruto de tradições culturais e religiosas, superstição e simbolismo. A concretização tem várias etapas, cada uma deve ser respeitada à risca pois acredita-se que estas práticas trazem um ano novo melhor, com sorte, saúde, dinheiro e prosperidade.

Alguns dos costumes do povo chinês nesta altura do ano incluem a arrumação e a limpeza da casa, cortar o cabelo, fechar contas, fazer oferendas e altares para os deuses da casa. É também a altura de reunir a família no último jantar de um ciclo que se fecha para dar início a outro. Nas celebrações, lança-se o fogo-de-artifício para espantar os espíritos maus e os principais desejos para o novo ano são escritos em papel de arroz e colocados à porta, com a restante decoração de ano novo, sempre vermelha e dourada.

A dança do leão, a dança do dragão e o festival das lanternas são eventos que ocorrem durante as celebrações do ano novo chinês. A dança do leão é uma forma de dança tradicional chinesa, na qual, os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia de animal. Esta dança é acompanhada por gongos, tambores e fogo-de-artifício representando uma “chuva” de boa sorte.

A dança do dragão é, também, uma dança tradicional chinesa como a dança do leão. Esta é mais comum e mais frequente em celebrações festivas. Os chineses usam o termo “Descendentes do Dragão” como um sinal de identidade étnica. Esta dança inclui fantoches de dragão, feitos sob medida, de pano e madeira e são manipulados por uma equipa de pessoas. Elas carregam o dragão com varas no centro da atração e executam movimentos coreografados acompanhando tambores e música. Os movimentos tradicionais do espectáculo simbolizam papéis históricos dos dragões. Acredita-se que os dragões trazem boa sorte às pessoas, que é refletida nas suas qualidades, incluindo o poder, a dignidade, a fertilidade e a sabedoria.

O festival das lanternas é icónico com milhares de lanternas de papel lançadas no céu, muitas vezes com mensagens escritas, orações e desejos. Lançar essas lanternas simboliza deixar ir as desgraças e receber méritos, um conceito importante no budismo. Se lançar uma lanterna corretamente, acredita-se que o seu desejo se tornará realidade, sendo importante também vigiar a lanterna até que ela desapareça, para ter melhor sorte. Se esta se queimar enquanto estiver em plena vista, é considerado muita má sorte. Este festival é a celebração de encerramento do Ano novo chinês.

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia internacional

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até à

Ler Mais »
Sem categoria

Dia dos namorados

O dia dos namorados, também conhecido como dia de São Valentim, comemora-se a 14 de fevereiro. Por altura do séc. III, o imperador Cláudio II,

Ler Mais »
Dia Mundial

Ano novo chinês

O ano novo chinês é uma celebração anual que festeja a passagem de ano, cuja data é variável por se basear no calendário lunar. Este

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar