Capa dia mundial água2

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

O tema deste ano é “valorizar a água”. Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Neste dia, realiza-se a campanha H2Off – hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

Os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes. Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado. Espera-se que os efeitos das mudanças climáticas aumentem estes números, se não atuarmos com urgência. Até 2050, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado a água, dos quais mais de mil milhões viverão em cidades.

Factos sobre a água

  • Entre 60% e 75% do corpo humano é feito de água;
  • A água cobre 70,9% da superfície do planeta;
  • 97% Da água da terra é salgada. A água dos lagos, rios, ribeiras e pântanos, entre outros, representa apenas 0,3% da água potável;
  • Um banho usa 265 litros de água, um duche de 5 minutos usa entre 35 e 95 litros de água;
  • Existem 748 milhões de pessoas do mundo sem acesso a água potável;
  • Em média os Europeus gastam 190 litros de água por dia;
  • Em média os Americanos gastam 375 litros de água por dia;
  • Em média os residentes de África subsariana usam 7,5 a 19 litros de água por dia;
  • A Organização Mundial de saúde diz que 7,5 litros de água por dia são suficientes para garantir as necessidades básicas de praticamente todos os cidadãos do globo; e 19 litros de água garantem a higiene diária básica a segurança alimentar.

No Dia Mundial da Água, todos têm um papel a desempenhar. Apelo a todas as partes interessadas a intensificarem a ação climática e a investirem em medidas robustas de adaptação à sustentabilidade da água. Se o aquecimento global for limitado a 1,5 graus celsius, o mundo estará mais preparado para gerir e resolver a crise da água que todos enfrentamos.

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »
Dia Nacional

Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar