Capa notícia - alergia

Dia Mundial da Alergia

Assinalado a 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Allergy Organization.
Esta data visa alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em certos casos estas podem provocar a morte.

O que é uma alergia?
A alergia é uma resposta do sistema imunitário ao contato com uma substância exterior considerada ameaçadora. Nestes casos, o organismo desenvolve anticorpos que desencadeiam uma reação inflamatória, a qual se pode manifestar de várias maneiras e em diversas zonas do corpo.

Fatores de risco
O sedentarismo, a obesidade, a poluição, o consumo excessivo de fármacos, principalmente
antibióticos, são fatores para o aparecimento de alergias.
No entanto, os principais fatores de risco são, a hereditariedade, ser criança, ter asma, não estar em contato frequente com a luz natural ou ter nascido de cesariana.

Causas mais frequentes

As razões variam de pessoa para pessoa, mas existem algumas que são mais comuns, tais como:

  • Alérgenos transportados pelo ar (Ex: pólen, pêlos de animais, ácaros);
  • Alimentos (frutos secos, trigo, soja, peixe, marisco, ovos, leite etc.);
  • Picadas de insetos (abelhas e vespas são as maiores ameaças);
  • Fármacos 
  • Pelo tato (Ex: látex)

Em Portugal, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que as alergias afetem cerca de um terço da população, em especial as crianças. É, por isso, decisivo saber mais sobre as alergias mais comuns, quais os principais sintomas e o que fazer para prevenir/minimizar.

Nas alergias mais frequentes encontram-se a asma, rinite, eczema, urticária, alergias a alimentos ou a medicamentos. As reações causam mau estar e perda de qualidade de vida para quem sofre destas alergias.

A alergia na ótica da Medicina Chinesa

Na ótica da Medicina Chinesa, a doença é encarada como um desequilíbrio energético que afeta todo o sistema. 

Está em causa, o equilíbrio do sistema imunitário e do sistema respiratório. Estes equilíbrios dependem de outros sistemas internos, que implicam questões alimentares, emocionais e estilos de vida que podem ser prejudicados por excessos.

O objetivo da acupuntura, nestes casos, é restabelecer a circulação saudável deste sistema e obter resultados a longo termo. Ou seja, na Medicina Chinesa a preocupação não passa por anular todas as alergias, mas sim fortalecer o sistema imunitário da pessoa e “baixar a sensibilidade do alarme” que desencadeia a crise alérgica.

Os resultados são visíveis desde a primeira sessão. O número de sessões necessárias depende da idade do paciente, da duração da alergia da qual sofre, etc.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Sem categoria

Inauguração Shop Cura Pura

No dia 4 de Junho de 2021 comemorou-se a inauguração da Shop Cura Pura que contou com a presença de amigos e clientes.  Uma vez que estamos

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração é diferente de país para país. Em Portugal, é celebrado

Ler Mais »