Capa

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração é diferente de país para país. Em Portugal, é celebrado a 1 de junho.

Este dia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo castigado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente, bem como a China, entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas.

Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar iniciativas para defender as crianças, nascendo assim a United Nations Children’s Fund (UNICEF). Tinha como objetivo, promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Em 1950, foi proposto às Nações Unidas pela Federação Democrática Internacional das Mulheres, que fosse criado um dia dedicado exclusivamente às crianças. Este dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de junho desse mesmo ano, nascendo assim a celebração do Dia Mundial da Criança.

É um dia que deve ser de diversão para as crianças, mas para os adultos deve ser de reflexão sobre os direitos dos mais pequenos, que continuam a não ser respeitados, mesmo nos países desenvolvidos. Diariamente, há crianças que passam fome, que são agredidas física e verbalmente, que são abandonadas e que não têm uma família que cuide delas.

Entre 2013 e 2015, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou um total de 3051 processos de apoio a crianças e jovens vítimas de crime e violência, que se traduziram num total de 5360 factos criminosos. Constatou-se que a maioria dos agressores são os próprios progenitores, sendo a maior parte dos casos, de violência doméstica.

A Declaração Universal dos Direitos das crianças diz-nos que:

  1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade;
  2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica;
  3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade;
  4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade;
  5. Todas as crianças têm o direito a um nome e nacionalidade;
  6. Todas as crianças têm o direito a alimentação e ao atendimento médico;
  7. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais;
  8. Todas as crianças têm o direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade;
  9. Todas as crianças têm o direito à educação;
  10. Todas as crianças têm o direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade;

Neste dia, as crianças são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e oferecem-se presentes.

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
Compartilhar em email
Email

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia Mundial

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de outubro desde 1981, visa apelar à erradicação da fome no mundo. Este dia foi escolhido porque

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro desde 1992. Foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo partido

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Urticária

No dia 1 de outubro, celebra-se o dia Mundial da Urticária. A data foi criada pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), em 2014.

Ler Mais »
Cessação Tabágica

Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de Setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia. Este dia procura sensibilizar a população para

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar