Capa notícia

Dia Mundial da Higiene das Mãos

O dia mundial da higiene das mãos celebra-se a 5 de maio. Foi criado pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de consciencializar a população para este ato e a sua importância.

No contexto de pandemia como aquele que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante e é a medida mais efetiva para prevenir a infecção por SARS-CoV-2.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional da Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), associa-se às comemorações, dando realce à higiene das mãos, integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção, como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um representante comportamental positivo.

O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão, impede 40% da incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, constipações, doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Para além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos favorece a segurança dos pacientes, profissionais e todas as pessoas com as quais convive no dia-a-dia. Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.

Neste dia, convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. Os profissionais que trabalham com alimentos são também incentivados a tomarem medidas mais seguras e higiénicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos