Capa notícia

Dia Mundial da Asma

4 de maio de 2021

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio, organizado pela GINA (Global Iniative for Asthma) e comemora-se desde 1998 em mais de 35 países.

Este dia tem como objetivo sensibilizar a população, procurar melhorar a adesão ao tratamento e parar a evolução da doença.

A asma é uma doença crónica provocada pela inflamação das vias aéreas. É caracterizada pela existência de sintomas respiratórios, tais como: sibilância, falta de ar, aperto no peito e tosse, que variam ao longo do tempo e de intensidade, associados a uma limitação do fluxo aéreo expiratório variável (medido através de um exame que se chama espirometria).

A asma, também denominada de asma brônquica ou bronquite asmática, é das doenças respiratórias crónicas mais comuns em todo o mundo e com maior aumento de incidência nos últimos 30 anos.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma. Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram desta doença.

Esta é provocada por uma complexa relação entre fatores genéticos e ambientais, tais como: infeções virais, alergénios e agentes ocupacionais que influenciam não só o seu aparecimento, como a sua progressão. As causas que desencadeiam frequentemente as crises são as seguintes:

  • Infeções virais (constipações)
  • Exercício físico
  • Exposição a alergénios
  • Mudanças no clima
  • Risos
  • Substâncias irritantes (fumo, poluição ou cheiros fortes)

Existem sinais e sintomas respiratórios típicos de asma e quando presentes, aumentam a probabilidade de estarmos na presença de um doente asmático:

  • Mais de um sintoma (sibilos, falta de ar, tosse, aperto no peito), especialmente em adultos. Os sibilos são popularmente designados de “pieira”, “chiadeira”, entre outros.
  • Os sintomas, muitas vezes, pioram durante a noite ou no início da manhã, daí ser muitas vezes denominada de asma noturna.

Contudo, as características que são apresentadas a seguir reduzem a probabilidade de que se trate de sintomas respiratórios associados à asma:

  • Tosse isolada, sem outros sintomas respiratórios
  • Produção crónica de expetoração
  • Falta de ar associada a tonturas, sensação de desmaio ou formigueiro nas mãos e nos pés
  • Dor no peito
  • Dispneia induzida pelo exercício com a inspiração ruidosa

A asma não tem cura, apesar de ser uma doença crónica e poder andar sem sintomas durante longos períodos. Um bom controlo caracteriza-se pela presença mínima de sintomas durante o dia e à noite, pouco uso de medicação de alívio, ausência de exacerbações, ausência de limitações na atividade física e uma normal função pulmonar. Este controlo total, pode não ser conseguido nos casos de uma asma grave ou moderada.

Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal, não têm a sua asma controlada (51% crianças e 43% população geral). Contudo, 9 em 10 doentes com asma não controlada tem uma percepção errada do estado e de controlo da sua doença, o que dificulta a procura de melhor tratamento.

Uma das consequências do mau controlo, pode ser a agudização grave, com a necessidade de internamento. De facto, sabe-se que um terço das crianças que sofrem desta doença é internado, pelo menos, uma vez na vida.

Atualmente, as recomendações são credíveis, de forma a prevenir ou a evitar a asma e centram-se sobretudo na cessação tabágica durante a gravidez e no primeiro ano de vida, parto por via vaginal, amamentação com leite materno e, caso possível, evitar a toma de paracetamol e antibióticos no primeiro ano de vida.

Um dos principais problemas desta doença é a falta de diagnóstico. Existem muitas crianças que sofrem de asma, mas não é detetada atempadamente.

Em Portugal, existem entidades dedicadas a esta realidade. Uma delas é a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), com sede no Porto e legalizada em Maio de 1995. Esta associação tem como objetivo chamar a atenção dos doentes, profissionais de saúde e público em geral para a doença como um problema de Saúde Pública.

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
Compartilhar em email
Email

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia Mundial

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de outubro desde 1981, visa apelar à erradicação da fome no mundo. Este dia foi escolhido porque

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro desde 1992. Foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo partido

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Urticária

No dia 1 de outubro, celebra-se o dia Mundial da Urticária. A data foi criada pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), em 2014.

Ler Mais »
Cessação Tabágica

Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de Setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia. Este dia procura sensibilizar a população para

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar