Capa Notícia

Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra em Portugal, no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe comemorou-se durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a conceção de Jesus Cristo através da Virgem Maria. Depois, a comemoração passou para o mês de maio, em homenagem à mãe de Jesus.

A Roma Antiga homenageava durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses. Na Grécia clássica, a festa era dedicada à deusa Reia – mais ou menos equivalente a Cibele, mãe de todos os deuses gregos.

A ideia do Dia da Mãe nos EUA partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, que em 1907 lançou um movimento destinado a criar o “Dia Nacional das Mães”. A comemoração começou na sua cidade de Grafton, em Filadelfia no aniversário da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Filadelfia começou a comemorar este dia. A campanha de Anna espalhou-se por todo o país e em 1911, já o dia da mãe era comemorado em toda a América.

Em 1914, a feminista convence o presidente a declarar o dia da mãe como feriado nacional, no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros.

Espanha, que também já celebrou este dia a 8 de dezembro, comemora agora no primeiro domingo de maio, tal como Portugal.

Também Moçambique, Cabo Verde, Angola, Lituânia e Hungria escolhem celebrar este dia no primeiro domingo de maio.

Para homenagear as mães, a Colômbia, França e Suécia preferem antes o último domingo de maio. Na Índia, a celebração das mães é em outubro, assim como na Argentina e na Bielorrússia. A Noruega escolheu fevereiro. A Bélgica e a Costa Rica também homenageiam a mãe de Cristo, comemorando este dia a 15 de agosto, que marca a assunção da Virgem Maria, que é quando a mãe de Cristo sobe aos céus para se juntar ao filho.

A ideia de criar um dia das mães nasceu nos Estados Unidos, mas é transversal a todas as culturas, religiões e países.

Neste dia, é comum os filhos oferecerem às suas mães presentes, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e agradecer todo o seu empenho e dedicação.

É uma data dedicada a todas as mães e serve para reforçar o amor dos filhos por elas.

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
Compartilhar em email
Email

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia Mundial

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de outubro desde 1981, visa apelar à erradicação da fome no mundo. Este dia foi escolhido porque

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro desde 1992. Foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo partido

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Urticária

No dia 1 de outubro, celebra-se o dia Mundial da Urticária. A data foi criada pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), em 2014.

Ler Mais »
Cessação Tabágica

Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de Setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia. Este dia procura sensibilizar a população para

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar