benefícios da acupuntura

Benefícios da Acupuntura

Quais os benefícios da acupuntura?

A acupuntura oferece uma abordagem complementar e alternativa importante ajudar a aliviar e tratar a dor em geriatria. Muitos acreditam que a acupuntura e outras terapias alternativas, são o segredo mais bem guardado para os cuidados geriátricos. Saiba quais são os benefícios da acupuntura para a população geriátrica.

 

Acupuntura: Benefícios na população geriátrica

Quais os benefícios da acupuntura para os idosos?

  1. A acupuntura retorna o corpo ao estado de saúde

A acupuntura e medicina chinesa é baseada no conceito de “qi” (pronuncia-se “chi”), que significa ‘energia vital’. Esta energia natural é continuamente gerada e flui dentro de doze principais meridianos do corpo. As duas polaridades, conhecido como equilíbrio ‘yin’ e ‘yang’ ajuda a energia a fluir em cada um dos meridianos para retornar o corpo para um bom estado de saúde. As causas das patologias mais frequentes fazem com que estas energias se desequilibrem, o que leva à doença. A acupuntura ajuda a tratar a doença restaurando e normalizando o fluxo e o equilíbrio do ‘qi’ nos meridianos para fazer o corpo retornar a um estado de saúde.

 

  1. Não há utilização de medicamentos na acupuntura

Em vez de tratar os sintomas, acupuntura ajuda a tratar a fonte de dor — naturalmente — sem intervenção medicamentosa. Este é um dos principais benefícios da acupuntura na população geriátrica.

A acupuntura permite alívio dos sintomas sem os efeitos colaterais dos medicamentos. Um dos maiores problemas na medicina ocidental é o uso de medicamentos em idosos. De fato, o CCDP (Centro de Controlo de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos de América) estima que cada ano 177.000 adultos geriátricos recorrem às urgências hospitalares devido a problemas associados aos medicamentos.

O Dr. Leslie Kernisan, geriatra refere:

“A maioria dos adultos geriátricos não são alvo de revisão terapêutica regular e podem surgir muitos problemas. Os medicamentos, nesta fase da vida, têm maior probabilidade de causar efeitos colaterais, interações e situações de emergência devido a eventos adversos.”

Se formas naturais de tratamento, tais como acupuntura, forem utilizadas temos uma alternativa maravilhosa aos medicamentos.

 

  1. A acupuntura beneficia o sistema respiratório

A Organização Mundial de saúde (OMS) validou muitos benefícios de saúde associados à acupuntura.

Doenças do trato respiratório superior que demostraram-se beneficiar com a acupuntura:

  • Rinite aguda
  • Sinusite aguda
  • Amigdalite aguda
  • Constipação e gripe

Nestas doenças respiratórias houve alívio dos sintomas com tratamentos de acupuntura.

 

  1. A acupuntura ajuda a tratar patologias oculares

A OMS reporta resultados nas seguintes doenças oculares, que são bastante comuns em idosos:

  • Conjuntivite aguda
  • Cataratas
  • Miopia

 

  1. A acupuntura ajuda a tratar patologias orais

À medida que envelhecemos, as gengivas e os dentes tendem a sofrer os danos do envelhecimento e negligência. De acordo com estudos e ensaios clínicos do centro médico da Universidade de Maryland, UC San Diego e da OMS, a acupunctura pode ajudar a aliviar e tratar os transtornos orais:

  • Faringite aguda e crónica
  • Gengivite
  • Dor de extração dentária
  • Transtornos da articulação temporomandibular
  • Dor de dentes

 

  1. A acupuntura ajuda a tratar problemas emocionais e mentais

De ansiedade e depressão, à insónia, a acupuntura ajuda a tratar muitos problemas emocionais e mentais. Infelizmente os idosos sofrem muitos desses problemas que ocorrem associados com dores e outras alterações relacionadas com o envelhecimento.

A Medicina tradicional Chinesa reconhece o corpo e a mente interagindo como um, o que significa que as emoções têm um efeito fisiológico do corpo. Canalizando a energia ‘qi’, a acupuntura é capaz de ajudar os idosos a relaxar e a viver numa realidade emocional mais equilibrada. O CDC e Psych Central reconhecem a acupuntura como um tratamento válido para muitos problemas de saúde mental e emocional.

 

  1. A acupuntura ajuda a aliviar a artrite

A acupuntura pode ser eficaz no tratamento de condições de dor crónica, como a artrite. A acupuntura pode ajudar a aliviar a incapacidade e a dor em algumas condições artríticas, mas não em todos as situações. A Artrite reumatóide é geralmente controlada recorrendo à acupuntura.

A frequência, a duração e o número de tratamentos é variado, mas a acupuntura é um método natural comum para diminuição de quadros inflamatórios de artrite, aliviar o desconforto e prevenir o edema, melhorando a qualidade vida.

 

 

Posts Relacionados

Dê uma resposta