O Dia do Pai é comemorado, em Portugal, no dia 19 de março devido à tradição católica de se celebrar o dia de São José, pai de Jesus. A celebração desta data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram neste dia, países como a Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Suíça.
Em muitos países, a comemoração ocorre no terceiro domingo de junho. Noutros, por motivos específicos, a data pode variar.
Na Rússia, por exemplo, festeja-se no mesmo dia do defensor da pátria e, na China a 8 de agosto, pois a pronúncia da data em chinês, 8 de agosto, pode ser encurtado para “bā bā” (八八 “oito oito”).
Isso soa semelhante à palavra informal para papá (爸爸, bàba).
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai. Numa delas, a origem da data é atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar, que resolveu criar este dia motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai.
No entanto, a outra história foi feita através de uma homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia. Esse acontecimento deu-se em 2000 A.C., quando um jovem rapaz com o nome de Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
A tradição diz que seja entregue uma prenda ao pai para o homenagear. As crianças costumam oferecer prendas simbólicas, com trabalhos manuais, músicas e poemas feitos na escola.