Dia mundial do sono1

Dia Mundial do Sono – 15 de Março 2021

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial da Medicina do Sono, que se comemora anualmente em cerca de 75 países e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.

O objetivo deste dia é celebrar o sono regular e diminuir problemas como a privação do sono. A privação do sono tem um grande impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal está mais propício a desenvolver doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, alzheimer, doenças cardiovasculares e psiquiátricas.

Não dormir faz com que as pessoas cometam lapsos, como esquecimentos ou distrações. Este problema afeta o raciocínio, a concentração e a memorização. A irritabilidade e mudanças de humor são também observáveis em pessoas que dormem mal.

Qual é a importância do sono?

Dormir bem é o melhor remédio para recuperar energias e manter o organismo saudável. Um estudo publicado no Journal of Neuroscience sublinha que mesmo no caso dos adultos, dormir entre sete a oito horas por noite melhora os níveis de concentração, planeamento, memória e equilíbrio hormonal. Por outro lado, a mesma pesquisa refere que negligenciar o ato de dormir provoca défices cognitivos e instabilidade emocional.

Doenças que perturbam o sono

Para além dos maus hábitos de estilo de vida que podem perturbar o sono, existem algumas doenças que também o podem afetar.

A insónia é a perturbação mais comum, estimando-se que afeta 20% dos portugueses. Outra perturbação mais comum é a apneia de sono.

Insónia

É a falta de conciliação do sono, sendo uma perturbação que tende a piorar com a idade. Pode-se manifestar de três formas: dificuldade em iniciar o sono, em mantê-lo ou encurtando a sua duração.


Apneia de sono

É um silêncio em que se deixa de respirar durante uns segundos. Os episódios são muito recorrentes sendo responsáveis pelo acordar forçado, o que significa que o organismo não consegue descansar devidamente.

Estratégias para dormir melhor

Os maus hábitos de sono são os principais responsáveis por uma diminuição da saúde em geral. As estratégias para conseguir dormir melhor são:

  • Estabelecer um horário de dormir e acordar regular;
  • Se tem o hábito de dormir sestas, não exceder os 45 minutos de sono durante o dia;
  • Evitar a ingestão excessiva de álcool quatro horas antes de dormir, e não fumar;
  • Evitar o consumo de cafeína seis horas antes de dormir. Isto inclui café, chá, refrigerantes e chocolate;
  • Evitar refeições pesadas, picantes ou sobremesas, quatro horas antes de deitar; Opte por uma refeição ligeira à hora de jantar;
  • Evite fazer exercício físico até quatro horas antes de dormir;
  • Utilize roupa de cama confortável;
  • Mantenha o quarto em boas condições para o repouso: temperatura adequada, pouca luz, sem ruído e bem ventilado;
  • Use o quarto apenas para dormir, evite utilizá-lo para trabalho.

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »
Dia Nacional

Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar