Dia mundial do rim1

Dia Mundial do Rim – 11 de Março 2021

Este dia tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre as doenças renais em todo o mundo e informá-las da prevenção das mesmas. A doença renal crónica atualmente afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ser diagnosticado com uma doença renal pode ser um grande desafio. O seu diagnóstico e tratamento, particularmente em estados mais avançados da doença, tem um grande impacto, interferindo na capacidade do doente, familiares e amigos de participar em atividades quotidianas como trabalho, viagens e socialização, além de outros efeitos como a fadiga, a dor, a depressão e os problemas do sono.

Em Portugal, mais de 20.000 doentes estão dependentes de diálise ou transplante.

A organização do Dia Mundial do Rim declarou em 2021 o ano de “viver bem com a doença renal”. O objetivo passa por aumentar a educação e a consciência sobre o tratamento eficaz dos sintomas, o envolvimento ativo do doente e o seu encorajamento em manter a sua participação na sociedade. Ainda que as medidas para prevenir a doença renal e a sua progressão sejam importantes, os doentes com doença renal, incluindo os que dependem da diálise ou transplante e seus cuidadores, devem sentir-se apoiados, especialmente durante a pandemia e outros períodos desafiadores que possam vir a surgir.

O rim é um órgão em forma de feijão, com dimensões médias na ordem dos 11 cm e que pesa cerca de 200g. Está situado na região posterior do abdómen, localizando-se um de cada lado da coluna lombar. Os rins encontram-se ligados a um sistema excretor constituído por ureteres, que são como dois canais que têm como objetivo drenar a urina para a bexiga.

Este órgão tem um papel fundamental na regulação do volume hídrico do nosso organismo, eliminando o que se encontra em excesso e retendo o necessário, através de um complexo mecanismo de excreção e reabsorção.

Além disso, é capaz de eliminar um vasto conjunto de fármacos e substâncias resultantes do metabolismo corporal. Tem a capacidade de produzir hormonas que regulam a tensão arterial, o metabolismo ósseo e a produção de glóbulos vermelhos.

Segundo vários estudos, de uma forma simplificada, cada pessoa precisa diariamente de um litro por cada 30 kg de peso, todos os dias da semana, fins-de-semana, feriados e dias santos. Se transpirar muito, por motivos de desporto, ou temperatura ambiente, deve compensar essa transpiração com no mínimo meio litro a um litro de água extra nesse dia.

O nosso corpo é na sua maioria composto de água pura, os números variam, mas estima-se que somos cerca de 70% compostos de água pura. Não somos 70% de sopa, sumo ou chá, apenas água. Por isso, na ausência de água, o corpo está preparado para usar até a água que compõe uma maçã ou uma cenoura, mas dizer que é o mesmo tem termos de hidratação, não é.

 Por isso, embora tudo possa ser contabilizado para hidratar um corpo, para o fazermos da forma correta e mais eficaz para uma tonificação do Rim, devemos optar por água pura.

São vários os fatores que podem comprometer a funcionalidade dos rins, como:

  • Uso abusivo de anti-inflamatórios e antibióticos
  • Baixa ingestão de líquidos
  • Fatores dietéticos
  • Doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão arterial
  • Maus hábitos de vida podem levar ao agravamento da função renal, podendo desencadear doenças mais graves.
Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn
Compartilhar em email
Email

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »