naom_5d8b4f8eaaa2a

Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de Setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia. Este dia procura sensibilizar a população para questões de saúde. O principal objetivo é felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar. 

É celebrado com o apoio da Comissão Europeia e conta com a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão.

Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar, quer para melhorar a sua saúde, quer a saúde dos que o rodeiam. Além de diminuir o risco de morte prematura, parar de fumar reduz para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular, em comparação com o verificado nas pessoas que mantêm o vício.

Após 5 a 15 anos, o risco de acidente vascular cerebral (AVC) iguala o dos não-fumadores.

A Lei 97/2007, também conhecida como a “Lei do Tabaco”, com as suas recentes atualizações sobre os cigarros electrónicos e aquecidos, bem como o progressivo aumento do preço do tabaco, pretende dissuadir os fumadores deste terrível hábito. No entanto, estas componentes motivacionais atuam numa percentagem muito reduzida dos fumadores ativos. Seja por falta de meios financeiros e humanos por parte das organizações que combatem o tabagismo, seja pela dependência elevada dos que fumam.

O tabaco é responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo, cerca de seis milhões de óbitos anuais, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. Muitas formas de cancro, tais como o da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças temíveis como as cardiovasculares ou a doença pulmonar obstrutiva crónica, têm uma relação direta com o hábito de fumar.

Assim sendo, torna-se uma prioridade ajudar todos aqueles que fumam a deixar de fazê-lo. E se o objetivo não é fácil, o tabaco através da nicotina, cria uma forte dependência nos dias de hoje e a taxa de sucesso dos tratamentos antitabágicos, quando bem dirigidos, é muito boa.

Daí a pergunta: porque há ainda tantos doentes fumadores a não pedir ajuda?

A resposta é complexa, porém uma das razões apresentadas é a de que não vale a pena, porque os benefícios não compensam os sacrifícios; por exemplo, vai ser muito caro, vai-se ganhar peso, etc.

Se este é o seu caso, este artigo é para si! Vale muito a pena e os benefícios de se deixar de fumar começam imediatamente.

Aos 20 minutos a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam a valores normais;
Ao fim de 8 horas os níveis de nicotina e de monóxido de carbono (um gás venenoso que se inala com o fumo do tabaco) baixam para metade; 
Após 24 horas o monóxido de carbono começa a ser eliminado e os pulmões começam a libertar os resíduos tabágicos; 
Às 48 horas a nicotina deixa de ser detetada no organismo, ao mesmo tempo que melhora o olfato e o paladar; 
Às 72 horas começa a diminuir a inflamação e a irritação da árvore brônquica, pelo que o doente sente a respiração processar-se com maior facilidade; 
Os efeitos favoráveis sobre a circulação sanguínea começam a verificar-se às 2-12 semanas; 
Os sintomas respiratórios, como a tosse, a expetoração e a pieira sofrem uma melhoria significativa aos 3-9 meses, período em que a função respiratória sofre um incremento de cerca de 10%.

Assim, cinco anos após a interrupção de fumar, o risco de enfarte do miocárdio diminui para cerca de metade, sendo esse risco igual ao de um não fumador.

Estes efeitos, já por si, são muito positivos. Junte os hábitos saudáveis que criará para substituir este vício e marque uma consulta.

Parar de fumar dar-lhe-á mais saúde e qualidade de vida. Se não o conseguir fazer sozinho, não hesite: peça ajuda ao seu médico, pois nos dias de hoje os métodos de apoio ao fumador são muito eficazes. Até mesmo o facto de poder ganhar peso pode ser minimizado com um adequado aconselhamento dietético. E não se esqueça do impacto favorável sobre as suas finanças: se fuma um maço de cigarros por dia, ao deixar de fumar poupará, por ano, à volta de 1500 euros, dinheiro que poderá gastar em algo que lhe dê prazer e não lhe arruíne a saúde.

Força, vale mesmo a pena deixar de fumar.

Para marcar uma consulta e deixar de fumar definitivamente com o método do   Dr. Rui Pedro Loureiro, vá a stopsmoking.pt ou contacte através do email info@curapura.pt

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia Mundial

Dia Mundial da Alimentação

O dia mundial da alimentação, celebrado a 16 de outubro desde 1981, visa apelar à erradicação da fome no mundo. Este dia foi escolhido porque

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro desde 1992. Foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), tendo partido

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Urticária

No dia 1 de outubro, celebra-se o dia Mundial da Urticária. A data foi criada pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), em 2014.

Ler Mais »
Cessação Tabágica

Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de Setembro, em todos os Estados-Membros da União Europeia. Este dia procura sensibilizar a população para

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar