DSC_5403

Dia Internacional da Acupuntura

O Dia Internacional da Acupuntura é festejado a 24 de outubro e foi criado para consciencializar a população sobre os benefícios da acupuntura e da medicina oriental no seu todo. Foi criado pela Comissão Nacional de Certificação de Acupuntura e Medicina Oriental (NCCAOM), uma organização sem fins lucrativos que visa “estabelecer, avaliar e promover padrões reconhecidos de competência e segurança em acupuntura e medicina oriental para a proteção e benefício do público”.

A acupuntura existe há aproximadamente 5000 anos e diz respeito a uma técnica de estimulação de pontos específicos do corpo, através da inserção de agulhas nesses mesmos pontos. O objetivo é, através da inserção das agulhas, obter uma resposta fisiológica do paciente. Esta técnica é aplicada ao tratamento do corpo e da mente, procurando sempre reestabelecer o equilíbrio do corpo humano.

Consegue ser benéfico num número bastante alargado de patologias e isso tem uma explicação. Isto deve-se ao facto do nosso corpo trabalhar em conjunto, e assim, a acupuntura foca-se em gerar um equilíbrio geral e não parcial no paciente, podendo tratar dois problemas de uma vez só.

Antes da parte prática da acupuntura, surge a apresentação do paciente, ou seja, antes de ser feita uma sessão de acupuntura, o paciente tem de ser avaliado para poder ser orientado corretamente acerca do tratamento a fazer.

Este primeiro passo intitula-se de diagnóstico e corresponde à primeira consulta de um paciente novo. “Cada pessoa é um mundo e cada tratamento é uma viagem”.

Existem várias técnicas de acupuntura, para que seja possível alcançar o objetivo último, equilíbrio do corpo e da mente, por meios distintos de acordo com a vontade ou necessidade de cada paciente. Assim, temos estes 7 exemplos:

A acupuntura clássica, a mais conhecida entre a população, que diz respeito unicamente à inserção de agulhas em pontos específicos do corpo e destina-se a inúmeras patologias, como por exemplo asma, diabetes, fobias, herpes, entre tantas outras.

A eletroacupuntura já é feita por impulso elétrico, o que permite estímulos com maior duração, em que a intensidade e a frequência são reguladas. Esta técnica, por sua vez, dedica-se mais à recuperação após uma cirurgia, embora possa ser usada como coadjuvante para analgesia induzida para a realização de uma cirurgia, bem como nos tratamentos estéticos (gordura localizada, celulite, rugas, etc.) ao tratamento de dores crónicas ou agudas.

A acupressão pode ser comparada diretamente à acupuntura clássica, no entanto, as agulhas são substituídas pela pressão dos dedos nos mesmos pontos. Sendo uma técnica com menos intensidade, é destinada para doenças leves, bebés e crianças.

A moxabustão é uma técnica que faz uso de uma erva chamada Artemísia Vulgaris, através de um bastão, onde a proximidade do calor aos pontos específicos da pele, regula o fluxo de energia e potencia o estado terapêutico. É indolor e uma técnica não invasiva, e os pacientes descrevem-na como sendo agradável e relaxante.

O cupping ou ventosaterapia, dedica-se à aplicação de uma pressão negativa nos pontos específicos. É feita uma sucção da pele através de ventosas que gera um efeito de vácuo que separa ligeiramente a pele dos músculos, o que provoca as conhecidas marcas roxas. O principal objetivo é a redução de dores musculares, melhorando a circulação periférica local e uma melhora oxigenação da área.

A acupuntura a laser é similar à acupuntura tradicional, mas as agulhas são substituídas por “agulhas” de laser nos pontos corporais. Tem excelentes aplicações no âmbito pós-cirúrgico, ulceras abertas, herpes zóster, problemas dermatológicos, entre outros. O laser tem 3 propriedades que destacamos : Analgésico, Anti-inflamatório e Regenerador.

Por fim, temos a acupunctura auricular, que tal como o nome indica, trata de estimular pontos na orelha, que possui cerca de 110 pontos que refletem o funcionamento pleno dos órgãos e a estimulação destes, resultam no equilíbrio energético do corpo.

À parte das diferentes técnicas de acupuntura, temos o mais importante, os benefícios deste método, que são imensos.

Este é o nosso foco e objetivo enquanto equipa, proporcionar o melhor aos nossos pacientes e ajudá-los a melhor a sua saúde e bem-estar ao máximo. Assim, dedicamo-nos a 4 áreas de atuação específicas: a Acupuntura Clínica, Estética, Laser e por fim a aplicação da técnica para deixar de fumar, as nossas Cessações Tabágicas.

Na Acupuntura Clínica, o foco são as alergias, ansiedade, depressão, infertilidade e patologia dolorosa. Na parte Estética, temos a eletromusculação, emagrecimento, estrias, gordura localizada e rugas. O Laser está direcionado para a dermatologia, pediatria e recuperação pós-cirúrgica.

E finalmente, as Cessações Tabágicas, pelo método do Dr. Rui Pedro Loureiro, que como mencionado anteriormente, dedicam-se única e exclusivamente a tornar os nossos pacientes em ex-fumadores, e consequentemente, em pessoas mais saudáveis e felizes.

Não tenha receio de novas experiências e arrisque! Pode esclarecer qualquer dúvida no nosso site ou entrar em contato diretamente connosco, e será com a maior dedicação que o iremos ouvir.

Este é um dia importante para nós e pode vir a tornar-se também para si.

Connosco, a sua saúde está em boas mãos.

Saiba mais em curapura.pt

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Medicina Chinesa

Ovos moles nas Maldivas

Os ovos moles chegaram em bom estado às Maldivas! No passado dia 14 de Outubro, iniciamos a Maldives Tour 2018/2019 com a presença do Dr.

Ler Mais »