Capa notícia1

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até à data, a sua importância na sociedade, mas também relembrar que ainda há muito para fazer.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos EUA, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade económica e política no país. No ano seguinte, o partido socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova Iorque e que originou uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas da Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por 17 países. O objetivo era honrar as lutas feministas.

Em 1911, surgiu uma greve das mulheres que trabalhavam em Nova Iorque na “Triangle Shirtwaist Company”. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. As condições de trabalho eram terríveis, o ambiente precário expunha as operárias a vários perigos.

 

No dia 25 de março de 1911, aconteceu um grande incêndio na fábrica, matando 125 mulheres e 21 homens que lá trabalhavam. Este incidente marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século XX.

Com a primeira guerra mundial (1914-1918) surgiram mais protestos. Mas foi a 8 de março de 1917, na Rússia, quando aproximadamente 90 mil operárias se manifestaram contra o Czar Nicolau II, sobre as más condições de trabalho, fome e a participação russa na guerra – que esse evento ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Apenas mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.

Nos anos 60, o movimento feminista ganhou corpo – em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Em 2008, a ONU lançou a campanha “As mulheres fazem a notícia” destinada a estimular a igualdade de género na comunicação social mundial. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher adquiriu um carácter festivo e comercial para que sejam lembrados os seus direitos e igualdade. 

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »
Dia Nacional

Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar