Capa notícia1

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até à data, a sua importância na sociedade, mas também relembrar que ainda há muito para fazer.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos EUA, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade económica e política no país. No ano seguinte, o partido socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova Iorque e que originou uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas da Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por 17 países. O objetivo era honrar as lutas feministas.

Em 1911, surgiu uma greve das mulheres que trabalhavam em Nova Iorque na “Triangle Shirtwaist Company”. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. As condições de trabalho eram terríveis, o ambiente precário expunha as operárias a vários perigos.

 

No dia 25 de março de 1911, aconteceu um grande incêndio na fábrica, matando 125 mulheres e 21 homens que lá trabalhavam. Este incidente marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século XX.

Com a primeira guerra mundial (1914-1918) surgiram mais protestos. Mas foi a 8 de março de 1917, na Rússia, quando aproximadamente 90 mil operárias se manifestaram contra o Czar Nicolau II, sobre as más condições de trabalho, fome e a participação russa na guerra – que esse evento ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Apenas mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.

Nos anos 60, o movimento feminista ganhou corpo – em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Em 2008, a ONU lançou a campanha “As mulheres fazem a notícia” destinada a estimular a igualdade de género na comunicação social mundial. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher adquiriu um carácter festivo e comercial para que sejam lembrados os seus direitos e igualdade. 

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Dia Mundial

Dia Mundial da Saúde

Este dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948 devido a preocupação dos seus integrantes em manter o bom estado de saúde

Ler Mais »
Dia Mundial

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. O tema deste ano é “valorizar a água”. Assim, pretende-se alertar para as consequências

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar