pexels-teejay-1362537

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO.

O objetivo passa por despertar a atenção dos governos e da população mundial para a necessidade de garantir os direitos dos produtores de chá. A primeira celebração teve lugar na Índia em 2005, como resposta à crise da indústria do chá em 1998. Desde então, ganhou grande importância a nível mundial.

Nada faria mais sentido senão contar a história desta bebida incrível conhecida pelos seus sabores e aromas, e pelas suas valiosas propriedades relaxantes e revigorantes.

Em torno de muitos mitos e lendas, as primeiras referências da história do chá chegam-nos da China.

A primeira chávena de chá terá sido criada ao acaso, quando uma folha caiu na água a ferver que estava a ser servida ao Imperador Shen Nung, que considerou este, um sabor agradavelmente refrescante.

Anos mais tarde, durante a Dinastia Tang, os japoneses apaixonaram-se pela bebida e integraram-na na sua cultura criando a famosa cerimónia do chá, conhecida hoje por muitos. Uma cerimónia complexa, única, que tem uma importância fulcral na cultura tradicional japonesa. Baseia-se em quatro princípios, WA (harmonia), KEI (respeito), SEI (pureza) e JAKU (tranquilidade). É uma cerimónia única, que não pode ser reproduzida.

Finalmente, o chá chega à Europa, descoberto pelos portugueses no regresso de uma das suas viagens. No entanto, foram os holandeses que viram o potencial comercial nesta folha que era trazida como oferta pelos comerciantes. Esta marcou uma altura em que a folha do chá era extraordinariamente cara e acessível, exclusivamente, a certos membros da sociedade.

Uma grande curiosidade, é que os ingleses, tão conhecidos pelo hábito de beber chá, não aderiram a bebê-lo de imediato.

Foi através do casamento de D. Carlos II com a D. Catarina de Bragança (princesa portuguesa, conhecida apreciadora de chá), que os britânicos reconheceram esta agradável bebida quente e aromática.

Nesta altura, o chá tornou-se uma bebida da moda na Europa, consumido regularmente. O transporte foi melhorado e assim viram-se reduzidos os impostos, originando a expansão do chá. Ao longo dos anos, os avanços foram muitos, até se ter um conhecimento aprofundado dos vários tipos de chá e quais as suas qualidades individuais.

Hoje em dia, o chá é das bebidas mais consumidas no mundo, tendo a sua vertente social, mas também medicinal, uma vez que todos os chás e infusões têm as suas características e propriedades terapêuticas que podem ser utilizadas para diversos fins.

Relativamente à produção de chá, esta consiste num processo complexo, composta por cinco passos essenciais.
Tudo começa com o emurchamento, em que as folhas perdem cerca de 25 a 50% do seu peso e é um processo que demora cerca de 16 a 24 horas.

O segundo passo, é o enrolamento, que consiste em enrolar a folha. Era um procedimento manual que hoje em dia é feito por uma máquina e demora cerca de 30 minutos. No entanto, pode ter de ser repetido mais 2 ou três vezes, porque o chá mal enrolado gera infusões mais fracas.

Posteriormente, vem a fermentação que demora cerca de 2 a 3 horas, que é interrompida pela secagem que tem esse mesmo objetivo, interromper a fermentação, que normalmente demora 20 minutos a 90 °C. Porém, depende da humidade das folhas.

Finalmente, chegamos ao último passo, que trata de escolher, armazenar e embalar, em que temos uma criação magnífica, o nosso chá, pronto a vender e consumir.

A título de conclusão, e de encontro ao objetivo da celebração desta data, nunca nos podemos esquecer que algo tão apreciado pelo mundo inteiro, é o meio principal de subsistência de milhões de famílias, principalmente em países em desenvolvimento.

Assim, todos os produtores de chá devem ver os seus direitos atendidos e devem acima de tudo o resto, ser valorizados.
Vamos fazer desta arte, que é a produção de chá, uma atividade justa.

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »
Dia Nacional

Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar