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Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito felicitar todos os portugueses que decidiram deixar de fumar, e informar os atuais fumadores dos riscos associados ao tabaco.

A título de introdução, é importante falar sobre o consumo de tabaco em Portugal.

Apesar de nos últimos cinco anos ter havido uma diminuição do consumo de tabaco, de acordo com o relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo de 2020 da DGS, o tabaco continua a revelar-se uma das principais causas de doença e de morte prematura.

Assim, estima-se que haja mais de 1 milhão de fumadores em Portugal, e nos Açores, é onde existe uma maior percentagem, cerca de 23.4%.

O tabagismo diz respeito à dependência do tabaco, nas suas mais variadas formas, cigarro, cachimbo, entre outros. Esta dependência é criada pela nicotina, uma substância psicoactiva que produz a sensação de prazer, sendo por isso, considerada uma droga.

Provoca alterações no sistema nervoso central, transformando o estado emocional e comportamental dos indivíduos. Uma vez que esta substância atinge o cérebro, são libertados neurotransmissores que são responsáveis pelo prazer sentido por todos os fumadores.

Quando este se torna um hábito diário, o cérebro adapta-se e passa a precisar de doses maiores para manter o mesmo nível de satisfação, chamando-se a isto, tolerância à droga. Com esta tolerância, cresce também o risco de contrair doenças que podem levar à morte.

Quando os fumadores se deparam com a realidade perigosa que vivem e decidem parar de fumar, inicia-se uma segunda fase, superar a abstinência.

A síndrome de abstinência resulta de uma resposta do organismo à falta de nicotina e revela-se em sintomas como, o mal-estar geral, o desejo compulsivo de fumar, irritabilidade, ansiedade, alterações do sono, entre outros.

Posto isto e aceitando que não é um processo fácil, existem várias estratégias para o tornar menos doloroso.

Tudo começa em estabelecer uma data para deixar de fumar e manter-se fiel a esta. Faça uma estimativa do dinheiro que gasta em tabaco e idealize como o gastaria, para melhorar a sua vida. Outra dica é, quebrar rotinas diárias, substituindo o cigarro que fumava para acompanhar o café depois de uma refeição, por exemplo, por um quadradinho de chocolate ou outra coisa que lhe dê prazer.

Evite estar em ambientes com fumadores e procure rodear-se de pessoas que apoiem a sua decisão. Mantenha-se ocupado e procure uma nova forma saudável de libertar o stress, tais como o exercício físico, a meditação ou uma simples caminhada.

É sempre bom pedir ajuda! As consultas de Cessação Tabágica existem precisamente para isso, para o apoiar e ajudar a ultrapassar as dificuldades que surgem durante todo o processo.
O método do Dr. Rui Pedro Loureiro é uma forma fácil e eficaz de começar uma nova vida sem tabaco.

A duração do tratamento é de 30 minutos no máximo e apresenta uma taxa de eficácia de 87-90%. Em média, 9 em cada 10 pacientes deixam de fumar com apenas uma sessão.

Faça parte deste grupo e mude a sua vida para sempre. Nós estamos cá para o ajudar, marque já a sua consulta em https://stopsmoking.pt/

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