pexels-photomix-company-1001897

Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro. Foi criado em 1991 pela OMS e pretende dar resposta às preocupações geradas pela crescente ameaça causada por esta doença.

Este dia foi definido em homenagem a Frederick Banting, o responsável pela descoberta da insulina em 1922, com a contribuição de Charles Best.

Um dia para relembrar a doença e quais as ferramentas e estratégias a usar para a combater. Esta data representa a maior campanha de consciencialização sobre a diabetes, e alcança 1 bilião de pessoas em mais de 160 países todos os anos.

Em primeiro lugar, é importante explicar o que é esta doença e de seguida estratégias para a combater.

Existem três tipos principais de diabetes:

Diabetes do tipo 1: afeta maioritariamente crianças e jovens, e diz respeito à destruição das células B do pâncreas, que consequentemente, não produzem insulina. Esta destruição não é necessariamente originada pelos hábitos de vida ou alimentação do doente.

Sem a hormona responsável pela passagem do açúcar do sangue para o interior das células, o indivíduo fica dependente de tratamentos com insulina para o resto da vida.

Diabetes do tipo 2: o mais comum dos três, que surge em consequência de um desequilíbrio no metabolismo da insulina.

Além de um défice, este tipo de diabetes cria uma resistência à insulina, daí serem necessárias maiores quantidades da mesma, para que a mesma quantidade de glicose entre nas células.

Diabetes gestacional: pode surgir durante a gravidez e desaparecer quando a mesma termina. No entanto, em média, metade das mulheres que desenvolvem este tipo de diabetes, voltam a ter a doença no futuro, mas desta vez, diabetes do tipo 2.
Assim, estas mulheres devem ter cuidados e precauções extra, mantendo uma dieta equilibrada para corrigir a hiperglicemia, e em caso de necessidade recorrer à insulina para garantir o bem-estar próprio e o do bebé.

As consequências podem ser a gestação de bebés com mais de 4Kgs à nascença, parto de cesariana ou abortos espontâneos. Daí ser realizada uma avaliação da glicemia em jejum na primeira consulta de gravidez e uma PTGO (Prova de Tolerância à Glicose Oral), entre as 24 e as 28 semanas.

Existem outros tipos de diabetes, mas acima estão referidos os três mais comuns.

A diabetes é uma doença crónica, não transmissível, muito comum. Uma patologia sem cura, mas controlável, desde que sejam seguidas as recomendações médicas. 

Outra característica é a de ser uma doença silenciosa, e assim, em muitos casos, as pessoas não têm consciência da situação em que estão.

Os principais fatores de risco com os quais nos devemos preocupar para o desenvolvimento da diabetes são, o excesso de peso, a ingestão de açúcar e gordura em excesso, o sedentarismo, a genética, o stress, o alcoolismo, história de doença cardiovascular prévia, a hipertensão arterial e diabetes gestacional prévia.

 

Assim, caso se identifique com um ou mais fatores dos acima referidos, e não tenha sido diagnosticado com a doença, deve optar por manter um estilo de vida saudável e fazer frequentemente exames médicos como método de prevenção. No fundo, a prevenção para a doença passa por isto mesmo, informar-se e perceber sobre do que se trata a doença e adotar uma vida saudável, mantendo uma alimentação equilibrada e praticando exercício físico de forma regul Sabendo nós que existem, aproximadamente, 415 milhões de pessoas em todo o mundo a combater esta patologia, e que a previsão feita é que em 2041 este número possa aumentar para 642 milhões, é essencial participar destas iniciativas e fazer a diferença na vida destas pessoas. Nós estamos aqui para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Visite as nossas áreas de intervenção e cuide da sua saúde. Saiba mais sobre as nossas consultas em curapura.pt

Newsletter

Partilhar

Compartilhar em facebook
Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em telegram
Compartilhar em email

Mais
artigos

Sem categoria

Ano-Novo Chinês

Na China, o Ano Novo não se inicia a 1 de janeiro, mas sim a 1 de fevereiro de 2022. Isto deve-se ao facto de

Ler Mais »
Dia internacional

Dia Internacional do Chá

O Dia Internacional do Chá é celebrado anualmente a 15 de dezembro e as comemorações são lideradas pela FAO. O objetivo passa por despertar a

Ler Mais »
Dia Nacional

Dia Nacional do Não Fumador

O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito

Ler Mais »
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar