Rugas

As rugas, uma parte natural do envelhecimento, são mais proeminentes na pele exposta ao sol, como rosto, pescoço, mãos e antebraços.

Embora a genética determine principalmente a estrutura e a textura da pele, a exposição ao sol é uma das principais causas de rugas, especialmente para pessoas com pele clara. Poluentes e fumo também contribuem para o enrugamento. 

Se as suas rugas incomodam, tem mais opções do que nunca para ajudar a suavizá-las ou torná-las menos visíveis.

Sintomas

Rugas são as linhas e vincos que se formam na pele. Algumas rugas podem tornar-se fendas ou sulcos profundos e podem ser especialmente visíveis em torno dos olhos, boca e pescoço.

[:pt]rugas

Causas

Rugas são causadas por uma combinação de fatores – alguns pode controlar, outros não:

  • Idade – Conforme envelhece, a sua pele torna-se naturalmente menos elástica e mais frágil. A diminuição da produção de óleos naturais resseca a pele e faz com que pareça mais enrugada. A gordura nas camadas mais profundas da pele diminui. Isso causa pele flácida, linhas e fendas mais pronunciadas.
  • Exposição à luz ultravioleta (UV) – A radiação ultravioleta, que acelera o processo natural de envelhecimento, é a principal causa do envelhecimento precoce. A exposição à luz ultravioleta rompe o tecido conjuntivo da pele – fibras de colagénio e elastina, que ficam na camada mais profunda da pele (derme). Sem o tecido conjuntivo de suporte, a sua pele perde força e elasticidade. A pele então, começa a ceder e enrugar prematuramente.
  • Fumar – Fumar pode acelerar o processo natural de envelhecimento da pele, contribuindo para o aparecimento de rugas. Isso pode ser devido ao efeito do fumo sobre o colágeno.
  • Expressões faciais repetidas – Os movimentos e expressões faciais, como apertar os olhos ou sorrir, levam a linhas finas e rugas. Cada vez que você usa um músculo facial, um sulco forma-se sob a superfície da pele. E conforme a pele envelhece, ela perde elasticidade e não consegue voltar ao lugar. Essas linhas tornam-se características permanentes no rosto.
Fonte: Mayo Clinic
Pressione Enter para pesquisar ou Esc para fechar