O dia internacional do riso celebra-se a 18 de Janeiro. Este dia chama a atenção para a importância de rir.
Hoje em dia na sociedade que vivemos as pessoas estão constantemente a receber informações, agindo de uma forma racional, lógica e crítica, usando o hemisfério esquerdo do cérebro. Estão sempre atentos e despertos de como agir ou reagir a determinada situação.
Quando rimos, ativamos o hemisfério direito do cérebro, que tem a ver com a parte criativa, com a imaginação, intuição, aleatoriedade. Dessa forma consegue-se criar uma libertação emocional encontrando equilíbrio entre a lógica e a criatividade de cada um.
Foi realizado um estudo que comprovou que uma pessoa deve rir, por dia, 10 minutos. A explicação que encontraram foi porque o organismo necessita de 10 minutos para que o cérebro se ative, através da gargalhada, e comece a libertar substâncias químicas positivas, como a serotonina e as endorfinas, que nos fazem sentir bem. Também faz descer o cortisol, que é a hormona do stress. Sendo assim, a partir dessa prática diária, conseguimos por o cérebro num estado positivo e o nosso organismo funciona melhor.
Portanto o riso aborda inúmeros benefícios a todos os níveis para a nossa saúde, que são eles:
- Redução do stress;
- Queima calorias;
- Melhora a qualidade de sono;
- Fortalecimento abdominal;
- Combate o surgimento de rugas;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a respiração;
- Melhora a digestão;
- Fortalece o sistema imunológico.
Neste dia internacional do riso deve rir o mais que puder, quer na companhia de amigos ou familiares, trocando anedotas e episódios engraçados, quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado. Neste dia, o mais importante é rir e ser feliz.