O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.
A data visa consciencializar toda a população para a necessidade de dádivas regulares que permitam a todos receber os componentes de que necessitam, quando e onde precisam.
Tem também como objetivo, agradecer a todos os dadores serem voluntários neste ato, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando as pessoas a tornarem-se voluntárias.
Quem pode ser dador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
- Tiver entre 18 e 65 anos;
- Pesar mais de 50kg;
- Gozar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis.
A dádiva de sangue é generosa e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de 4 em 4 meses pelas mulheres e 3 em 3 pelos homens.
Quem não pode doar sangue?
Não pode doar sangue se:
- Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 65 anos;
- Tiver peso inferior a 50kg;
- Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação;
- Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
- Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;
- Estiver com febre;
- Estiver grávida;
- Estiver a amamentar, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
O dador não poderá doar se vier acompanhado de crianças menores de 13 anos sem a presença de um adulto para cuidar delas.
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
- Deve beber-se líquidos em abundância;
- Não se pode conduzir durante 30 minutos;
- Não se pode fumar durante 2 horas;
- Não se pode beber álcool durante 12 horas;
Factos
O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela OMS em maio de 2015. A escolha da data, 14 de junho, tem como objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.
Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, pioneiro na transfusão sanguínea e reconhecido com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0 e descobridor do fator RH.
São 4 as entidades que patrocinam a nível global, este dia: a Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional da Transfusão de Sangue.