O dia nacional do não fumador é celebrado a 17 de novembro, foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros, e tem como propósito felicitar todos os portugueses que decidiram deixar de fumar, e informar os atuais fumadores dos riscos associados ao tabaco.
A título de introdução, é importante falar sobre o consumo de tabaco em Portugal.
Apesar de nos últimos cinco anos ter havido uma diminuição do consumo de tabaco, de acordo com o relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo de 2020 da DGS, o tabaco continua a revelar-se uma das principais causas de doença e de morte prematura.
Assim, estima-se que haja mais de 1 milhão de fumadores em Portugal, e nos Açores, é onde existe uma maior percentagem, cerca de 23.4%.
O tabagismo diz respeito à dependência do tabaco, nas suas mais variadas formas, cigarro, cachimbo, entre outros. Esta dependência é criada pela nicotina, uma substância psicoactiva que produz a sensação de prazer, sendo por isso, considerada uma droga.
Provoca alterações no sistema nervoso central, transformando o estado emocional e comportamental dos indivíduos. Uma vez que esta substância atinge o cérebro, são libertados neurotransmissores que são responsáveis pelo prazer sentido por todos os fumadores.
Quando este se torna um hábito diário, o cérebro adapta-se e passa a precisar de doses maiores para manter o mesmo nível de satisfação, chamando-se a isto, tolerância à droga. Com esta tolerância, cresce também o risco de contrair doenças que podem levar à morte.
Quando os fumadores se deparam com a realidade perigosa que vivem e decidem parar de fumar, inicia-se uma segunda fase, superar a abstinência.
A síndrome de abstinência resulta de uma resposta do organismo à falta de nicotina e revela-se em sintomas como, o mal-estar geral, o desejo compulsivo de fumar, irritabilidade, ansiedade, alterações do sono, entre outros.
Posto isto e aceitando que não é um processo fácil, existem várias estratégias para o tornar menos doloroso.
Tudo começa em estabelecer uma data para deixar de fumar e manter-se fiel a esta. Faça uma estimativa do dinheiro que gasta em tabaco e idealize como o gastaria, para melhorar a sua vida. Outra dica é, quebrar rotinas diárias, substituindo o cigarro que fumava para acompanhar o café depois de uma refeição, por exemplo, por um quadradinho de chocolate ou outra coisa que lhe dê prazer.