Capa Saude oral

Dia Mundial da Saúde Oral – 20 Março

A celebração desta data pretende evidenciar os benefícios de uma boca saudável e promover a sensibilização para as questões em torno da saúde oral e a importância de cuidar da higiene oral.

As doenças orais encontram-se entre as doenças crónicas mais comuns a nível mundial. 90% da população mundial está em risco sofrer de algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie, doenças periodontais e cancro oral. A cárie dentária (destruição progressiva da estrutura dentária) e a doença periodontal (destruição dos tecidos que ligam o dente ao osso), são as doenças bacterianas mais frequentes na cavidade oral.

Uma boa saúde oral é um fator determinante para a saúde e qualidade de vida em geral de cada pessoa, dada a sua estreita relação com o bem-estar físico e emocional, bem como nas relações interpessoais e vida social. Através da boca apercebemo-nos de sinais e sintomas de saúde e de doenças, pois algumas doenças que afetam o organismo podem ter a sua primeira manifestação na cavidade oral.

A relação entre a saúde oral e a geral, compreende-se quando percebemos que a boca é a porta de entrada para a corrente sanguínea, ou seja, para o organismo no seu conjunto. Desta forma, quando há algo na boca que não está bem e se desenvolvem infeções, estas podem descontrolar-se e afetar o resto do corpo. Basta percebermos que na boca existem mais de 600 bactérias diferentes, algumas delas prejudiciais, mas que se mantém facilmente sob controlo com hábitos de higiene oral corretos. Exemplos disso são os problemas digestivos, cardiovasculares, diabetes e doenças do sistema imunitário, entre outros que, estão mais que estudadas e cientificamente comprovadas que têm uma forte correlação.

A forma mais eficaz de manter o estado de saúde oral e, por sua vez, global, pressupõe a ida ao dentista de, pelo menos, duas vezes por ano, ou seja de seis em seis meses e uma higienização diária dos dentes 2 ou 3 vezes ao dia.

Assim sendo, a ida ao dentista não pode ser apenas quando existe desconforto ou dor, o paciente deve entender que a visita regular ao dentista é de extrema importância.

A colonização das bactérias pode ocorrer numa fase muito precoce da vida, por isso é importante iniciar uma higienização oral antes do nascimento dos primeiros dentes. Uma criança com bons hábitos de higiene e boa saúde oral, idealmente deve ser observada pelo seu dentista a cada seis meses. No entanto, em situações de elevado risco de cárie, este tempo pode ser reduzido para intervalos de três em três meses.

A prevalência da cárie dentária na infância é bastante elevada em Portugal, mas felizmente tem vindo a diminuir devido aos programas de prevenção de higiene oral e também da melhoria nos cuidados alimentares das crianças. 

Outros hábitos prejudiciais para os dentes das crianças consiste em roer as unhas, sucção do polegar, sucção da mucosa jugal (bochechas), interposição/sucção da língua e/ou lábios, uso da chupeta, respiração bucal e ranger os dentes (bruxismo provoca desgaste nas faces dos dentes).

A comemoração deste dia é uma oportunidade para sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde oral durante a vida com hábitos certos, alimentação e vigilância adequada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Newsletter

Partilhar

Mais
artigos

Dia internacional

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até à

Ler Mais »